terça-feira, 18 de maio de 2010

Ictericia por leite materno‏

Tem descrito da literatura 2 formas:
- Ictericia propria do RN agravada pela baixa ingesta de leite materno devido a erros de técnica ou falta de apoio.
O RN apresenta níveis de hiperbilirrubinemia mais elevados que os esperados para um icterícia " fisiológica", devido ao retardo na eliminação de mecônio pela baixa ingesta de colostro e consequentemente reabsorção da BI pelo ciclo entero-hepático. Geralmente associada a perda excessiva de peso durante a internação ( mias que 2% dia )
O tratamento é apoio nas mamadas, fototerapia e evolui bem e rápido.
Ictericia pelo leite materno do RN é mais prolongada, geralmente o RN mantem níveis elevadoas na 2ª semana de vida.
Hoje é diagnótico de exclusão , após afastadas as demais causas de hemólise no RN. É descrito pela presença de esteróides no leite materno que interferem na conjugação da bilirrubina aumentando os níveis de BI.
O RN poderá apresentar uma ictericia proporia do RN no 2-4 dia de vida , porém com níveis mais elevados , sem hemólise permanece em fototerapia ( octofoto ou em biliberço) .
A suspensão da amamentação somente é indicada se os níveis forem de exsanguineo transfusão, que hoje são mais altos , de acordo com idade, peso , intercorrências clinicas ao nascimento( asfixia, hipotermia, hipoglicemia ).
Caso seja necessario a suspensão, em 24h, os níveis caem mais que 50% , em seguida retorna-se a amamentação, sem voltar a elevação nos niveis de BI.
SE HOUVER NECESSIDADE DA SUSPENSÃO , a mãe deverá ser bem orientada e aconselhada , manter a lactação com ordenhas frequentes durante o peíodo da suspenção , e no retorno tranquilizá-la que não mais haverá problemas, aconteceu pela inaturidade enzimática .
Já atendi alguns casos , que o leite materno tinha sido suspenso porque os níveis de BI chegaram a 17-128 mg/dl no 5-6DV, sem indicação para a conduta e disseram que o leite poderia causar niveis mais elevados dando dano cerebral. Qdo os níveis abaixaram, a mãe ficou com medo de retornar a amamentação.
Espero ter exclarecido sua dúvida.
Coloco-me a sua disposição para maiores esclarecimentos.
Atenciosamente

Maria José Guardia Mattar
Médica neonatologista
Coordenadora do BLH-HMLMB-SES- SP

Um comentário:

  1. meu bebe tem 30 dias e ictericia persistente,mesmo apos fototerapia,ele foi prematuro de 35 semanas,tem peso bom evacua normalmente e esta ganhando peso,estamos fazendo uma serie de exames,e estou com receio de ser ictercia do leite.pois amo amamenta-lo.

    ResponderExcluir