quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Aborto espontâneo e provocado: sentimentos vivenciados pelos homens

Sentimentos relativos ao aborto espontâneo

▪ Tristeza e infelicidade pela perda do filho (1,2,3,4,5,6,7)

"Em relação a minha pessoa, eu fiquei bastante abalado, fiquei triste por ter perdido um filho" (2)

"É uma perda de um filho, é assim que interpreta. É uma coisa indescritível, é uma dor, dor real bem profunda" (3)

"Para mim o aborto significou mais uma chance perdida de ter um filho, que seria uma alegria para mim, se ele viesse normal" (4)

▪ Sofrimento causado pelo abalo emocional, trauma psicológico e afetivo (1,2,3,6,8)

"Mesmo que seja um feto em formação acho que é há uma ligação. O impacto é a mesma coisa, a gente fica muito triste, fica realmente emocionalmente abalado. Afinal é filho, então, realmente fica muito abalado, isso que eu experimentei" (3)

"Depois que ela perdeu, eu fiquei muito traumatizado e chateado, a ponto de não querer mais ter filhos" (6)

"Já para o homem, há mais o lado psicológico e afetivo, o trauma é muito grande, mas não tão grande quanto o dela" (8)

▪ Chateação, decepção e depressão pelo fato de não poder ser pai (1,6,7,8)

"E, no caso do homem, a preocupação é de não poder ter um filho" (1)

"Depois que ela perdeu, eu fiquei muito chateado. Você fica louco para ver a carinha dele e não vê. De repente, fiquei quase morto por dentro de tanta decepção" (6)

"Fiquei deitado meio que depressivo. E, assim, a gente vai tentando buscar forças novamente para superar a perda de um filho" (8)

▪ Preocupação com a esposa (1, 4, 5, 6, 8,9)

"A minha preocupação era deixar ela saber que isso não iria influenciar o nosso relacionamento, que não iria mudar nada, que nós iríamos continuar tentando e se fosse o caso, futuramente, adotar um filho, não teria problema algum" (1)

"Fiquei preocupado. Além de perder um futuro filho, também tinha as conseqüências que o aborto poderia trazer para minha mulher como, por exemplo, problemas de saúde" (4)

▪ Sensação de discriminação pelo fato de ser homem (5,8)

"No caso do aborto sempre o pai fica meio de lado. O homem é classificado como forte. Então, as pessoas fazem aquele lamento rápido como se fosse de pena e pronto, essa é a realidade! Mas, o homem, o pai é discriminado, foi aquele safado que fez, que não assumiu. Todo homem é meio assim, as pessoas acham que o homem é aquele canalha e, infelizmente, é isso" (8)

▪ Padecimento em razão da ausência de orientação e apoio psicológico (5,6,7,8)

"No hospital teve enfermeiros, médicos, mas não tinha um que cuidava da cabeça, quero dizer, um psicólogo ou alguém instruído para dar algum apoio pra nós. E achei que precisaria para ela e para mim também. Principalmente, naquela hora" (6)

"Acho que falta algum apoio nesse sentido. Se fosse dado, pode ser que o homem brasileiro, pela questão cultural também, ache que seja frescura, que não precisa, que já sabe que perdeu e que dá para fazer outro. Mas o homem sofre, ele padece, eu particularmente" (8)

▪ Culpa pela ocorrência do aborto (5,9)

"Acho que talvez eu tenha ficado um pouco com a consciência pesada, por não ter dado o meu apoio total, 100%. Se isso afetou a gravidez, não sei dizer. Mas, me senti com a consciência pesada no momento e após aquela realidade conversei bastante com ela" (9)

▪ Amadurecimento com experiência vivida (8,9)

"Eu acho que esses abortos que ela teve foram muito dolorosos, acho que a vida nos reservou muito isso, para que nós aprendêssemos e crescêssemos, porque nós éramos pequenos" (8)


Fonte: Márcia Melo Laet RodriguesI; Luiza Akiko Komura HogaII
Mestre em Enfermagem. Enfermeira Obstétrica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. marcialaet@ig.com.br
Livre-Docente em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. kikatuca@usp.br

2 comentários:

  1. Pedro, fiquei feliz em encontrar o seu blog, sou psicóloga e trabalho também com gestantes. espero que possamos trocar informações. Um abraço
    Parabéns pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. ter uma aborto foi como se tivesse cavado um burraco no chao e nao consigo sair foi meu segundo aborto nao sei como agir estou em choque total faz hoje 4 dias do meu aborto tive que fazer curretage
    Nao foi facil e nao esta sendo ,choro perguntam pra mim pra que chorar se era tao pequeno (estava de 6 semanas)mas o amor ja vinha de antes desde o momento que foi planejado e desejado .......

    ResponderExcluir